sábado, 19 de novembro de 2011

2º Caminhada pela Paz

No dia 15 de novembro de 2011, ocorreu  a caminhada da juventude pela Paz, atividade organizada pela Pastoral da Juventude da Região São Vicente De Paulo(PJRSVP) e pelas Pastorais Sócias da Paroquia Santo Inácio De Loyola, a concentração da caminhada ocorreu  na paroquia Santo Inácio de Loyola no bairro do Icuí e foi em macha ate a Praça do Carnaúba no mesmo bairro.

A atividade começou com as apresentações dos subtemas da caminhada, este momento foi  conduzido pelos nosso companheiros/as da Paroquia Santo Inácio, deste momento passamos a palavra para o Padre Evandro Pároco Santo Inácio, suas falas estimularam nosso profetismos e nossa missão. 

Logo em seguida sairmos em caminhda com animação de Sidney(Secretario Pastoral da juventude Arquidiocese de Belém) Arleth(Assessora leiga Pastoral da Juventude norte II).

Na Primeira parada da caminhada contamos com a participação de Irmã Noeli que falou  sobre a questão de trasporte público, os descasos em que a população Icuí sofre, pela falta de trasporte de qualidade para nosso  povo.

Na Segunda, contamos com a participação de nosso irmão de caminhada Flávio Vianna(Assessor Leigo Pastoral da Juventude da Região São Vicente de Paulo), que falou sobre saúde pública no Estado do Pará, como a cada dia que passa  os postos públicos de Belém estão superlotados, e o descaso que sofre o povo para ser atendido pelos médicos, comentou  também sobre o posto público do bairro do Icuí, que esta funcionando sem a presença de médicos.

Na Terceira parada, foi conduzida por Heitor Ferro(Secretario Pastoral da Juventude Região São Vicente De Paulo), ele falou sobre a habitação pública, esta parada ocorreu  em frente as casas populares que estão construindo em frente ao conjunto novo Tauari, diga-se de passagem obras do governo que estão parada a quase 01 ano.

Na Quarta arada contamos com Cássia, Anderson, Fernando(Coordenadores do grupo de jovens JOGUE) eles falara sobre a educação. Falta de escolas públicas de qualidade e o descaso em que o governo do Estado Pará, não atenta para seu público escola publica, acha vista em que a greve dos professores da rede publica continuara.

Quinta parada, tivemos a fala de Osvaldo Junior(Assessor da Paróquia Santa Rita de Cássia) que falou sobre violência contra os jovens brasileiros estes estão morrendo cada vez mais novos e que nós enquanto jovens devemos fazer algo contra estas violências sócias e físicas.

Sexta  parada foi conduzida pelo jovem Ruan da Paróquia São José Operário falou sobre  a  questão de iluminação pública, logo em seguida falou sobre o núcleo Universidade Federal do Pará, que vai ser construída no bairro do Icuí, que o governo quer transformar esta área em Cidade Nova 10.

A chegada na praça foi conduzida por Sammy Oliveira(Coordenadora  da Pastoral da Juventude Região São Vicente de Paulo), neste momento  todos/as que estavam  com velas nas mãos foram convidados/as a colocarem suas velas no chão e lembrarem das violências sofridas e realizados por jovens, depois cantou a canção ''se calarem as voz dos profetas'' este momento foi de incentivo para continuarmos nossa caminhada segundo Jéssica Silva (Coordenadora de grupo jovem Lameque).

A coordenação da PJ São Vicente agradece todos/as que ajudaram direta e indiretamente nesta caminhda e pede ao Deus da vida que possamos continuar caminhando com esperança e fé em busca do reino melhor para todos/as.

amém axé aweré.aleluia. 

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário